Projeto Itajubá Turística

Nesta sexta feira última, dia 29, representantes do Conselho de Turismo do Município – COMTUR e do Sindicato Patronal de Hotéis, Bares e Restaurantes de Itajubá – SindHBR, apresentaram ao Prefeito Municipal e Secretário de Turismo o Projeto Itajubá Turística.

O Objetivo do projeto é dotar a cidade de alguns roteiros turísticos estruturados, roteiros estes que vem sendo trabalhado ao longo dos últimos anos pelo COMTUR e pelo Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira – CTCM, mas que necessitam de aporte financeiro para sua conclusão.

Estes representantes mostraram que o turismo de negócios em nossa cidade, que até então era nosso carro chefe, sofrerá muito em decorrência da situação financeira das grandes empresas aliado ao uso das mídias para se reunirem. Por outro lado, também é sabido que após um longo período de quarentena há um público ávido por sair com a família para passear.  Considerando ainda que o turismo no exterior estará severamente comprometido, tanto pela alta do dolar quanto pela alta das passagens, pois os voos certamente serão com número reduzido de passageiros, tudo isto leva a acreditarmos que o turismo interno crescerá exponencialmente, fato que já vem ocorrendo na Europa. Cidades menores, com baixos índices de Corona Virús, certamente serão as mais procuradas.

A nossa região, serra da mantiqueira, por si só já nos credencia ao turismo mas precisamos ter um mínimo de produtos turísticos bem estruturados. Acreditando neste cenário, estes representantes apresentaram este projeto que poderá ser executado com recursos  existentes do próprio Fundo de Turismo do Município – FUMTUR . Vale lembrar que os recursos hoje existentes neste  fundo foi fruto do trabalho dos conselheiros do COMTUR, logo, nada mais justo de que eles sejam empregados exatamente no trade turístico.

O projeto prevê:

a – A completa estruturação da trilha de Caminhada da Travessia da Pedra Aguda.

b – Criação de um roteiro religioso com o agrupamento das informações sobre os principais Santuários, templos e pontos de peregrinação do município.

c.  A completa estruturação das três trilhas do Ciclo Turismo, já definidas e geo-referenciadas em nosso município.

d. Instalação de placas com QR code nos principais pontos turísticos da cidade e totens interativos em algumas praças e no parque municipal

c – Divulgação em redes sociais, desenvolvimento de um site específico, materiais gráficos e ação de marketing.

O Prefeito ficou bastante sensibilizado com a proposta e ficou de enviá-la para o financeiro fazer sua avaliação.  A proposta é utilizar da lei 13.019, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil – OSC.

 

 

 

Author: Rubens Pinto Pinheiro

Empreendedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *