Na quinta feira, dia 26 de abril, por iniciativa do Vereador Markinhu Meireles, estiveram reunidos na Câmara Municipal, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Sra. Janayna Andrade; o Secretário Municipal de Defesa Civil, Sr. Massoud Nassar Neto; o Pastor Samuel Silva, representando o Centro Municipal de Triagem e Acolhimento – CTMA; Sr. Adilson Silva, comandante da Guarda Municipal – CGM; Capitão Ricardo, representando a Polícia Militar; Sr. Adão de Almeida, diretor do Presídio de Itajubá; os vereadores Rafael Rodrigues, Silvio Vieira, Chiquinho do Euzébio, Sebastião Silvestre e a Enfermeira Rita por vídeo, além de servidoras da Secretaria de Saúde e empresários locais, dentre eles os representantes do SindHBR, seu presidente Sr. Rubens Pinheiro e o Secretário Executivo Sr. Leandro dos Santos Reis.
Exatamente há um ano atrás, o SindHBR junto com a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI tiveram uma iniciativa neste mesmo sentido, onde de forma análoga realizamos várias reuniões envolvendo praticamente todos estes atores e por último, no dia 9 de maio de 2023, realizamos uma reunião na Câmara Municipal, com a presença do Presidente Marcelo Krauss Rezende, tudo na procura de soluções para minimizar os problemas advindos do aumento expressivo da população em situação de rua em nosso município.
Na reunião do dia 26 último, o presidente do SindHBR usou da tribuna da Câmara onde lembrou desta nossa iniciativa no ano passado e parabenizou o Vereador Markinhu Meireles por mais este trabalho, considerando principalmente que os problemas se agravaram, onde temos agora outro componente que são os presidiários nas suas saidinhas, pois parte deles por residirem em outras cidades, acabam ficando perambulando em nosso município. Também falou na tribuna o nosso Secretário Executivo Leandro dos Santos Reis, que apresentou algumas sugestões para serem analisadas de forma a minimizar o problema que afeta muito nossos negócios e a população como um todo, e por último, agradeceu o trabalho de todos os representantes ali presentes, pois, o objetivo não era apontar dedos, mas de avaliar o problema como um todo na procura de soluções de forma minimizá-lo.
Sabemos todos o quanto complexo é o problema, mas não podemos deixar de fazer a nossa parte na tentativa de melhorar a situação. Vamos trabalhar na melhoria de nossas políticas públicas e na condução do problema de forma coordenada, considerando que são vários atores envolvidos no processo.