A partir do dia 07 de maio passado, com base no Primeiro Aditamento da Convenção Coletiva de Trabalho – 2019/2020, foi alterado o processo para aquisição do Seguro de Vida em Grupo para todos os empregados do segmento de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.
Tínhamos até então como empresa Conveniada a Zurich Seguros e a partir de agora, daremos maiores oportunidades aos empresários, onde conveniamos com dois agentes de seguros tradicionais de Itajubá, podendo a empresa contratar dentro dos prêmios mínimos definidos neste aditamento qualquer empresa de seguro que lhe convier. Entendemos que este novo processo é mais transparente, não cerceia a liberdade de escolha da seguradora e permite ao empresário alterar os valores de acordo com os empregados de maior ou menor confiança da empresa, ainda, permite obter valores menores do que aqueles que vinhamos praticando, dependendo do pacote que fizerem, cobrindo por exemplo outros riscos da empresa.
É muito importante para segurança dos empresários, que continuem pagando os seguros da Zurich até que sejam procurados pelos novos agentes e pactuem novos seguros, pois, caso contrário, se vierem a ter um sinistro e estando sem o seguro, serão os responsáveis por arcar com todos os custos na eventualidade de uma ação indenizatória, tal como preconiza a CCT.
É importante lembrar que neste novo formato os agentes estão próximos e darão todo o apoio normalmente oferecido por eles, principalmente em situações de sinistros. Falar com um agente é muito mais fácil do que falar diretamente com a seguradora. A alteração de empregados, o que tem sido um fator preocupante e complicado com as seguradoras, poderá de forma muito mais fácil ser feita neste novo modelo, bastando uma ligação diretamente para o agente do seguro.
Com relação ao Plano Odontológico a alteração mais importante é que a partir do dia 07/05/2020 o SindHBR será o responsável pelo gerenciamento do Plano junto com a Operadora contratada e para tal as empresas deverão enviar ao SindHBR a relação de empregados, informando qualquer alteração do quadro funcional na medida em que houver contratação ou demissão de empregados, para inclusão no Plano Odontológico.
Com relação aos serviços odontológicos, não consta em nossos registros nenhum problema com a São Francisco, pelo contrário, ela tem prestado um excelente serviço técnico. Porém, os empresários e contadores tem tido problemas no relacionamento com a representante do programa no Sineth, muito provavelmente em função da sua alta carga de trabalho, e exatamente por conta disto negociamos a transferência do gerenciamento para o SindHBR. Treinaremos nossa gerente para atuar com nossos sócios e sindicalizados, tirando dúvidas e resolvendo todos os problemas de inclusão e exclusão de empregados e dependentes. Esperamos que agora, com uma população muito menor, consigamos fazer um trabalho de melhor qualidade para nossos associados e sindicalizados. Todos ganharão com esta alteração. É de se esperar que passaremos por um período de algumas turbulências, mas esperamos em breve ter uma solução definitiva para estes serviços.
Embora passe despercebido para a maioria dos empresários, pois isto tem um custo para todos, estes benefícios são excelentes para nossos empregados na hora que eles precisam e que faz uma grande diferença para toda a categoria.
Por último, gostaríamos de lembrar que o não pagamento do Plano Odontológico ou do Seguro de Vida para um empregado, se acionado pelo mesmo ou pelo Sindicato Profissional (dos Empregados), a multa para o empresário é de um piso salarial para cada empregado que não recebeu este benefício. O não cumprimento da CCT, por si só, já é passivo de ações por parte do Sindicato Profissional.
No menu SERVIÇOS encontrarão informações detalhadas dos agentes, das coberturas mínimas exigidas e de outras relacionadas ao descumprimento do pagamento destes benefícios.