O Impacto do SindHBR na Economia Itajubense. Estratégias de Crescimento para o Setor

O SindHBR convida a todos os interessados a participarem no dia 29 de outubro próximo, quarta feira, no Auditório Dr. Aureliano Chaves de Mendonça – IAPG – UNIFEI, das 14:00h às 16:00h, a palestra a ser proferida pelo Professor da UNIFEI, Dr. Moisés Diniz Vassallo.

O Dr. Moisés Vassallo, coordenou os maiores projetos de pesquisa de demanda do turismo do Brasil pela Fipe para o Ministério do Turismo e Embratur e foi o autor do “Estudo de Impacto do Setor de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares no Município de Itajubá – MG”, estudo este, contratado pelo SindHBR através da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Industria – FUPAI.

O escopo deste trabalho foi o desenvolvimento de um estudo de impacto econômico do setor de hotéis, bares, restaurantes e similares no município de Itajubá, minas gerais, buscando dimensionar o setor e examinar, em particular, seu potencial gerador de emprego e renda, a partir de matriz de insumo-produto inter-regional do município. A matriz permite analisar as relações econômicas do turismo com demais setores da economia na cidade e em outras regiões do pais, comparando-os com o potencial gerador de renda e emprego médios da economia brasileira e de setores alternativos.

O objetivo do estudo foi o de avaliar se os setores característicos do turismo como hotéis, bares, restaurantes e similares no município de Itajubá se mostram como alternativa relevante para a promoção da renda e do emprego na cidade e também da arrecadação de impostos indiretos líquidos. Mais precisamente o estudo pretende avaliar quanto o aumento de 1 real na demanda no setor gera em termos de efeitos diretos, indiretos e induzidos de renda para as famílias, empregos e arrecadação de impostos indiretos líquidos, ou seja, seus multiplicadores. Os resultados serão comparados com o de outros setores da economia de interesse.

Também serão avaliadas as evoluções do setor com apoio dos dados da  RAIS/CAGED (Relação Anual de Informações Sociais / Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do trabalho e emprego, no município, os últimos 4 anos.

 

Author: Rubens Pinto Pinheiro

Empreendedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *