Reunimos pela manhã, neste dia 3 de julho com o Prefeito Christian Gonçalves Tiburzio, o Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, os vereadores Ten Melo e Rafael Rodrigues, do Secretário de Governo Israel Gustavo e do Daniel, Assessor dos deputados Bilac Pinto e Dalmo. Tivemos no decorrer da reunião a participação do deputado Dalmo que ligou para falar com o prefeito, onde ao vivo pudemos pessoalmente agradecer seu esforço feito junto ao Minas Consciente -MC para retirada das restrições da onda vermelha no dia dos namorados e flexibilização do Minas Consciente nos setores de Eventos, Bares e Restaurantes e Academias.
Através do SindHBR, o presidente da FHOREMG – Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Dr. Paulo Pedrosa, tem trabalhado nos bastidores em BH, junto de outros deputados e formadores de opinião, além do dep Dalmo, que foi por ele lembrado na sua palavra aos presentes na reunião, enfim, é um trabalho que envolve muitos atores, é a sinergia de um grupo em prol de um único objetivo.
Discutimos a importância de juntarmos forças com o prefeito e toda sua equipe, vereadores, deputados, confederação e sindicatos patronais mineiros de hotéis, bares, restaurantes e similares, Conselho de Secretarias de Saúde do Estado de Minas Gerais, Associação dos Municípios de Minas Gerais, no trabalho de convencimento dos gestores do Minas Consciente de forma a ir diminuindo as restrições levando em consideração o estado particular de cada município, as flexibilizações para o setor de eventos que se encontra fechado há mais de um ano, enfim, continuando a flexibilização e adequação de forma a aliviar nossos empresários e dar força a economia.
Representando o nosso segmento estavam os diretores Gilvane Alves Moreira, Amílcar Lemos Jr e Rubens Pinto Pinheiro, os quais utilizaram de diferentes argumentos para que fossem retiradas as restrições do decreto 8397, que definia o fechamento dos bares e restaurantes às 24 horas. Lembraram que os empresários da noite só trabalham a noite e devem ter também o direito de trabalhar como todos os demais segmentos.
As preocupações do Prefeito e Vice-Prefeito são principalmente quanto aos excessos. Eles sabem que muitos empresários estão pagando por uma minoria que se excede e solicitou o apoio do SindHBR para ajudar na sensibilização e orientação destes poucos empresários que acabam colocando em risco nossa população e seus pares que seguem os procedimentos.
O prefeito aceitou a flexibilização de retornar a onda vermelha sem restrições e informou que vai intensificar a fiscalização principalmente nestes empresários reticentes, e nós do SindHBR não só concordamos com tal medida como apoiamos, pois não é correto muitos pagarem por poucos. O seguimento dos protocolos deveria ser por todos. É correto e justo que todos aqueles descompromissados sejam punidos ao rigor da lei.
Saímos bastante satisfeitos, pois além da flexibilização para os Bares e Restaurantes, acreditamos que sensibilizamos um pouco mais toda a equipe e força tarefa que pode trabalhar na busca de melhorias para a área de eventos.
Solicitamos que permitam aos empresários da área de eventos aumentar o número de pessoas proporcionalmente a área de cada evento e não somente a um limite numérico como o que temos hoje de 30 pessoas. Este será nosso pleito daqui para a frente.
Sempre acreditamos no associativismo, unidos somos muito mais fortes. Hoje demos mais um passo importante e agradecemos nosso Prefeito e Vice-prefeito que aceitaram nossas propostas.
Esperamos sempre que estas ações mostrem para todo o segmento o quanto importante é sua união em torno da entidade que os representa. Seremos tão mais fortes quanto maior for o entendimento e participação de nossos empresários.